quinta-feira, 24 de setembro de 2015

GP de Aragón - Prévia Oficial - Os espanhóis jogam em casa...



 previa of aragon mundomoto4











MotoGP - "Bola na quadra de Lorenzo" com a  luta pelo título em  Aragón

Rossi mantém uma vantagem de 23 pontos sobre Lorenzo com a épica batalha pelo título de 2015 na MotoGP ™ seguindo para o Grande Prêmio Movistar de Aragón. 

O GP de San Marino viu Marc Márquez quebrar seu encanto na MotoGP  em Misano, obtendo a vitória em uma das corridas mais emocionantes da história do Campeonato  Mundial. Também viu Jorge Lorenzo cair  dramaticamente e ficar fora  da corrida, e Valentino Rossi cruzar a linha em quinto para aumentar a sua vantagem sobre seu companheiro de equipe para 23 pontos depois de uma inédita segunda troca de motos nas novas condições. A saga título está incrivelmente tensa agora retorna à Espanha para  14ª rodada do Campeonato Mundial  de MotoGP ™, e ninguém sabe o que vai acontecer.


O Motorland Aragón se tornou o sexto circuito espanhol diferente de realizar uma corrida do Campeonato Mundial, quando ele foi adicionado ao calendário em 2010. Localizado na histórica cidade automobilística de Alcañiz, este será o sexto grand prix que a pista já recebeu. O circuito tem-se revelado um campo de caça para os espanhóis, que  ganharam  11 dos 15 GPs  realizados nessa pista nas três  classes do Mundial.

É um dos dois únicos circuitos do calendário, juntamente com Austin, em que o líder do campeonato da Movistar Yamaha Valentino Rossi não ganhou até agora.  Inacreditavelmente, o "Doutor" tem apenas um pódio no circuito, um terceiro lugar em  2013. No ano passado ele  lutou de sexto no grid e caiu, ficando brevemente inconsciente. Foi a última vez que Rossi não conseguiu terminar uma corrida e a última vez que ele terminou fora do pódio até seu quinto lugar em Misano na última corrida.

No ano passado, seu companheiro de equipe e rival mais próximo campeonato Jorge Lorenzo levou a vitória em uma corrida bandeira-a-bandeira (flag-to-flag). Se os resultados dos dois pilotos da Movistar Yamaha se repetirem, o espanhol levaria uma vantagem de dois pontos para as corridas fora da europa (flyaway races). Lorenzo terminou no pódio quatro das cinco vezes que ele correu em Aragón, com o quarto lugar de  2010 como pior resultado.

Marc Márquez, da Repsol Honda,  vai estar mirando em  sua vitória número 50 em todas as classes, enquanto tenta diminuir o atraso de 63 pontos para Rossi na classificação. O Campeão do Mundo reinante na MotoGP ™  venceu a corrida de 2013 largando da pole, depois de ter conseguido o mesmo feito na Moto2 ™ em 2011. Na corrida do ano passado Márquez, mais uma vez largou da pole, mas caiu enquanto liderava a corrida com pneus lisos (slicks) em condições de piso molhado, e remontou para cruzar a linha de chegada em 13º.

Seu companheiro de equipe Dani Pedrosa sofreu um destino idêntico ano passado, enquanto ele estava lutando com Márquez pela liderança, acabando por cruzar a linha em 14º. Ele caiu e ficou fora da corrida em 2013 depois que Márquez  famosamente  colidiu com ele e danificou um sensor de controle de tração, mas foi vitorioso em 2012. Ele também tem duas segundas-posições, em  2010 e 2011.

Andrea Dovizioso, do  Ducati Team,  caiu e ficou fora da corrida em Aragón em três dos últimos cinco anos. O seu melhor resultado foi um terceiro lugar  em 2012 após uma longa batalha com seu então companheiro de equipe Cal Crutchlow. Seu companheiro de equipe atual,  Andrea Iannone,  caiu na corrrida do ano passado depois de uma excelente pilotagem, que o viu lutando pela liderança. O italiano venceu a corrida de Moto2 ™ em 2010, tornando-o um dos únicos três pilotos não espanhóis a ter vencido no circuito, juntamente com Casey Stoner (MotoGP ™ 2010 & 2011) e Romano Fenati (Moto3 ™ em 2014).

No Team Suzuki Ecstar,  Aleix Espargaró conseguiu seu único pódio na MotoGP ™ no ano passado, quando cruzou a linha em segundo na Forward Yamaha. Seu companheiro de equipe Maverick Viñales conseguiu três pódios  no circuito em todas as classes (125cc - 3º 2011, Moto3 ™ - 2º 2013), depois de vencer a corrida de Moto2 ™ no ano passado a partir da pole.

Na equipe satélite Monster  Yamaha Tech 3,  Bradley Smith (135pts) tem uma vantagem de 42 pontos sobre o Danilo Petrucci (93pts), da Pramac Ducati Octo,  após o primeiro pódio da temporada em Misano. O piloto britânico terminou em quinto na corrida do ano passado, enquanto Petrucci  marcou  seu melhor resultado da temporada, 11º na moto ART IodaRacing. O companheiro de equipe de smith, Pol Espargaró,  permaneceu em 81 pontos, depois de seu acidente no GP de San Marino,  enquanto Cal Crutchlow, da LCR Honda, está dois pontos atrás. O britânico conseguiu seu único pódio para a equipe de fábrica da Ducati na corrida do ano passado quando  cruzou a linha em terceiro.

Na classificação da Classe Aberta, Loris Baz,  da Forward Yamaha, agora lidera, depois de sua incrível quarta colocação  nas condições mistas em Misano. O francês (28pts) tem uma vantagem de cinco pontos sobre Hector Barberá,  da Avintia Racing (23pts), com Jack Miller, da LCR Honda,  em terceiro com 16 pontos.

O Grande Prêmio de Aragón começa na quinta-feira às 17:00 com a Conferência de Imprensa oficial; a ação em pista começa às 09:00 hora local (4h de Brasília) com o TL1 da Moto3.


previa of aragon mundomoto5


















 Moto2 - Zarco tem a  primeira chance de título...

Tendo continuado  a estender sua liderança do Campeonato Mundial  de Moto2 ™, Johann Zarco tem sua primeira chance de conquistar o título.

Um emocionante GP de San Marino viu o piloto da Ajo Motorsport Johann Zarco receber a liderança de presente, quando Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40) entrou  em confronto com Dominique Aegerter (Technomag Corrida Interwetten) no início da corrida. O francês obteve  uma vitória dominante, e desde que assumiu a liderança da classificação na Argentina,  Zarco ampliou sua vantagem em cada GP. Depois de ter ganho as últimas três corridas sucessivas, Zarco poderia igualar o recorde de Toni Elias de maior número de vitórias sucessivas na classe Moto2 ™,  definida em 2010.
Além de quebrar outros registros importantes, Zarco tem sua primeira chance de conquistar o Campeonato do Mundo de Moto2 ™ 2015. Para o francês se tornar campeão, ele deve superar  Tito Rabat (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Racing) por pelo menos sete pontos e garantir que  não perderá mais de dez pontos para Rins, que ainda tem chances matemáticas de conquistar o título. 

Aragón também vai sediar a 100ª corrida de Moto2 ™ desde a classe substituiu as 250cc em 2010. De todos os pilotos na classe intermediária, Aegerter é o único piloto a ter participado das 99 corridas anteriores. Houve um total de 26 vencedores diferentes, e Rabat, que briga pelo bicamponato, soma 11 vitórias ao longo de sua carreira na Moto2 ™. A estatística de  Rabat em Aragón é impressionante, com  dois segundos lugares em suas duas últimas visitas a Aragón. Sem dúvida Zarco terá  trabalho com  ele para garantir o título.

O GP de San Marino não saiu como o planejado para  Alex Rins. O estreante na Moto2 ™ tirou Aegerter no início da corrida e, em seguida, recebeu bandeira preta por disputar com os principais pilotos, apesar de estar uma volta atrás. Mesmo depois de não conseguir marcar pontos, ele ainda tem chance de conquistar o título da Moto2 ™, mas terá que vencer o Grande Prêmio de Aragón para manter a esperança viva. Duas vezes Rins começou da pole em Aragón na classe Moto3 ™.

Também houve várias mudanças de pilotos; Mika Kallio se junta ao Racing Team QMMF no lugar do australiano Anthony West. Por sua vez o assento de Kallio foi preenchido por Edgar Pons para o restante da temporada. Franco Morbidelli (Italtrans Racing Team) vai voltar a perder a corrida devido a sua perna quebrada. 
 
 previa of aragon mundomoto6
















 Moto3 ™ - Prontos para uma batalha quente

A primeira vitória da carreira para Enea Bastianini em casa mantém vivas as esperanças de título para ele.

O GP de San Marino viu outra corrida clássica no Campeonato Mundial de Moto3 ™,  com um grupo de seis pilotos  lutando vigorosamente por toda parte. E mais uma vez a decisão veio nas últimas curvas,  com Enea Bastianini na moto Gresini Racing Team Moto3 jogando suas cartas perfeitamente para ultrapassar Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo), a caminho de sua primeira vitória no Mundial. Bastianini comemorou  com um corte de cabelo tricolor no estilo da bandeira italiana, para a alegria da multidão de mais de 90.000 pessoas  na casa dos italianos.

Bastianini está agora 55 pontos atrás do líder do campeonato, Danny Kent, que  viveu um decepcionante GP de San Marino. Com cinco rodadas para ir, o título ainda está muito longe,  e uma vitória no Grande Prêmio de Aragón certamente poderia impulsionar ainda mais o jovem italiano.

Na Leopard Racing, Danny Kent ainda está bem  no controle da batalha pelo título da  Moto3 ™ eem 2015, e  estará em busca da vitória em Aragón. O britânico  foi forçado a ceder um lugar durante o GP de San Marino por exceder os limites de pista, reduzindo sua  chance de vitória. O melhor resultado de Kent no circuito espanhol veio em 2014, quando ele terminou em terceiro. A Honda também poderia conquistar  seu primeiro título de  construtores na classe menor desde 2001 em Aragón, se eles forem capazes de superar a  KTM por 11 pontos.

A batalha pelo terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Moto3 ™ tem Romano Fenati (SKY Racing Team VR46) e Oliveira separados  por apenas cinco pontos, com a vantagem passando de um  para o outro. Fenati venceu o GP em  Aragón no ano passado depois de largar em 13º, e mais recentemente o italiano vem tendo um desempenho melhor na qualificação e, sem dúvida, estará na luta pela vitória em Aragón, mais uma vez, não importando  o seu lugar no grid. Foi anunciado antes do GP de San Marino que Fenati permanecerá com sua equipe SKY Racing Team VR46 em 2016 antes de subri para a  Moto2 ™ em 2017.

Oliveira vai para o Grande Prêmio de Aragón tendo como  melhor na pista um quinto em 2013. O quadro e balança atualizados na KTM  o fizeram voltar a brigar disputar a vitória pela primeira vez desde que quebrou o pulso no GP da Alemanha no início da temporada. O piloto português vai passar para a Moto2 ™ em 2016 com a equipe  Leopard Racing.

Infelizmente Efren Vázquez ficará fora de  sua corrida de  casa, pois o piloto da Leopard Corrida sofreu um acidente infeliz em Misano quando lutava  com o grupo da frente. Em 2015 o piloto basco obteve quatro pódios, mas também não conseguiu  terminar a corrida por  cinco vezes.

Fonte: MotoGP

previa of aragon mundomoto3


















Opinião MM: Depois de duas corridas marcadas por chuva e confusão,  temporada eletrizante da MotoGP segue para Aragón com a turma toda - especialmente  Jorge Lorenzo -  torcendo por bom tempo. O que é engraçado, pois Lorenzo venceu a corrida do ano passado depois de uma ótima estratégia  na pista molhada, e foibeneficiado pelos tombos de Márquez, Rossi e Pedrosa. mas depois do que aconteceu em Misano, o vice-líder do  Mundial de MotoGP não quer nem ouvir falar de chuva. Na Ducati, Andrea iannone deslocou - de novo - o ombro esquerdo em um acidente de motocross, mas vai correr assim mesmo, enquanto o xará Dovizioso quer de volta o 5º lugar perdido para Bradley Smith na última corrida.

previa of aragon mundomoto7


















Falando em retornos, Toni Elias está de volta - de novo -, desta vez substituindo Claudio Corti, que substituiu Stefan Bradl na Forward Yamaha. Aliás, a Aprilia confirmou seus dois pilotos para 2016, além de contratar Sam Lowes, que vai andar de Gresini Moto2 ano que vem e já tem passaporte garantido para a equipe de MotoGP em 2017, maneiro...

previa of aragon mundomoto


















Na Moto2, 'matchpoint' para Zarco, desde que ele vença e Rabat não chegue em 2º, ou seja 2º com Rabat fora do pódio, ou 3º com Rabat 7º, entre outrsa combinações.  O 'nostro' Franco Morbidelli continua fora, maledetto motocross, haha.

previa of aragon mundomoto1















 E na 125, ops Moto3, é Oliveira na cabeça, ô pá!

O melhor de tudo é que está chegando a hora...

previa of aragon mundomoto2







Fausto Macieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !